04.09.2017 | por

PESQUISA TOP NIKKEY 2017 REVELA AS MARCAS MAIS LEMBRADAS PELOS NIPO-LONDRINENSES

Quais as marcas mais lembradas pela comunidade nikkey de Londrina? Essa é a valiosa resposta que busca o prêmio Top Nikkey, que esse ano entrevistou 400 pessoas de ascendência japonesa. Sabe-se que o público nipo-brasileiro tem relevância na cidade com a segunda maior colônia japonesa do Estado. A opinião de seus integrantes, portanto, tem grande impacto sobre os resultados de uma empresa no mercado consumidor londrinense.

As características demográficas dos nikkeys influenciam diretamente sobre o seu hábito de consumo e as suas preferências em relação a marcas. Pela pesquisa realizada pelo Top Nikkey, foi possível perceber que grande parte dessa comunidade pertence a classes sociais mais altas, moram nas regiões mais centrais e ao sul da cidade e que a prevalência de pessoas com Ensino Superior incompleto, completo e pós-graduação é alta. Esse resultado também pode verificado em outras edições do Top Nikkey, observa Renato Rocha Neto, da Litz Estratégia, responsável pela pesquisa.

Como consequência desse perfil, é possível notar na liderança do prêmio as marcas mais presentes nas regiões centrais e ao sul da cidade. As diferenças na escolaridade e na renda dessa população também refletem sobre as suas escolhas. “São pessoas mais críticas, que preferem empresas que se adéquam mais ao seu perfil e ao seu poder de renda”, explica Rocha Neto.

Fidelidade

O público nikkey também é fiel a marcas que mostram qualidade e conhecem os seus costumes. Rocha Neto conclui isso a partir da baixa variação de marcas líderes ao longo das pesquisas do Top Nikkey.

Por suas características naturais, entretanto, os membros mais jovens da comunidade são menos apegados a uma marca específica. “Eles são mais propensos a variar o consumo, à experimentação. Não ligam de arriscar em novos produtos e serviços. Isso vem do seu momento de vida, que é de experimentação, de busca de experiências.”

Talvez, quando mais velhos, os mais jovens fiquem mais parecidos com seus pais ou avôs. Porém, Rocha Neto lembra que o público jovem hoje está inserido em um contexto de consumo bem diferente, que inclui as compras pela internet e a grande variedade de marcas e produtos oferecidos pela rede.

Marca Nikkey

Esse ano, a pesquisa Top Nikkey apresenta uma novidade: a categoria Marca Nikkey. Conforme explica Rocha Neto, a categoria reconhece aquela marca que “efetivamente cria uma relação mais próxima com a comunidade nikkey”. “Quando perguntamos qual é a marca que é a cara da comunidade nikkey, observamos que elas estão muito próximas da comunidade, conseguem se alinhar com o seu dia a dia, com as necessidades de entrega para a comunidade como um todo.”

Os vencedores de 2017 foram a Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel), a construtora A. Yoshii e a confeitaria Hachimitsu. Para Rocha Neto, essas marcas também podem ser vistas como motivo de orgulho para a comunidade. “São conhecidas pelo seu padrão de qualidade, de entrega. Também são empresas que geram orgulho para toda a comunidade e refletem um pouco dos princípios que a comunidade nikkey tem no seu dia a dia.”